Skip directly to content

Tumor Glômico

10/08/2020

Um tumor glômico é raro, geralmente benigno, trata-se de uma neoplasia de tecidos moles. O aparelho glômico (ou corpo glômico) é uma parte da camada dérmica da pele e acredita-se que ajude na regulação da temperatura. Quando exposto a temperaturas baixas, o corpo glômico afasta o sangue da superfície da pele para reduzir a perda de calor. O crescimento anormal de um corpo glômico resulta em tumores glômicos.

Os tumores glômicos geralmente ocorrem em pessoas de 20 a 50 anos de idade, mas são mais frequentes em adultos jovens. Mais comum em mulheres, 70% dos tumores glômicos estão presentes na mão, com a maioria clara ocorrendo sob o leito ungueal. A maioria dos nódulos é solitária, mas pode ocorrer em aglomerados. Os tumores glômicos representam 1 a 5% de todos os tumores de tecidos moles na mão e nos dedos.
A causa dos tumores glômicos é desconhecida, mas acredita-se que existe predisposição familiar para a doença.

Os tumores glômicos geralmente se apresentam como um pequeno inchaço azul-avermelhado e firme sob a unha do dedo. Essas lesões são geralmente muito pequenas, com menos de 7 mm de diâmetro. Eles podem ser extremamente dolorosos, sensíveis à mudança de temperatura e sensíveis à palpação. A dor costuma ser pior à noite e pode ser aliviada com a aplicação de um torniquete. A massa pode fazer com que o leito ungueal cresça irregularmente com a possibilidade de sulcos.
Os raios X podem mostrar deformidade ou erosão na falange distal se a massa for longa, caso contrário, os filmes podem parecer normais. A ressonância magnética (RM) é o padrão-ouro para o diagnóstico.


A excisão cirúrgica do tumor é a única modalidade de tratamento. Durante um procedimento hospitalar, a unha é removida, uma incisão é feita no leito ungueal, expondo o tumor, e o tumor é removido. O leito ungueal é suturado, a unha é recolocada e suturada e um curativo é realizado. Material removido é encaminhado para anatomopatológico para confirmação do diagnóstico. Os sintomas de dor e intolerância ao frio são aliviados nos primeiros dias, e a unha volta ao normal em 3 a 4 meses podendo persistir com deformidades após este período devido a lesões da matriz ungueal.