Skip directly to content

DEDO EM GATILHO

17/04/2020
O dedo no gatilho é uma condição na qual um dos dedos fica preso na posição dobrada. Seu dedo pode dobrar ou esticar com um estalo - como um gatilho sendo puxado e liberado. O dedo em gatilho também é conhecido como tenossinovite estenosante. Ocorre quando a inflamação reduz o espaço dentro da bainha que circunda o tendão no dedo afetado. Se o dedo no gatilho for grave, ele poderá ficar travado na posição dobrada. Pessoas cujo trabalho ou hobbies exigem ações repetitivas de agarrar correm maior risco de desenvolver o dedo no gatilho. A condição também é mais comum em mulheres e em qualquer pessoa com diabetes. O tratamento do dedo no gatilho varia dependendo da gravidade.
 
Sintomas
Os sinais e sintomas do dedo no gatilho podem progredir de leve a grave e incluem:
 
- Rigidez dos dedos, principalmente pela manhã
uma sensação de estalar ou “clic” ao mover o dedo;
- Sensibilidade ou inchaço (nódulo) na palma da mão na base do dedo afetado;
- Dedo pegando ou travando em uma posição dobrada, que de repente estica causando dor;
- Dedo bloqueado em uma posição dobrada, que você não consegue esticar;
 
O dedo no gatilho pode afetar qualquer dedo, incluindo o polegar. O dedo mais afetado é o dedo anelar. Mais de um dedo pode ser afetado por vez e ambas as mãos podem estar envolvidas. O disparo geralmente é mais pronunciado pela manhã, enquanto segura com firmeza um objeto ou ao extender o dedo.
 
Quando consultar um médico?
 
Procure atendimento médico imediato se a articulação do seu dedo estiver quente e inflamada, pois esses sinais podem indicar uma infecção ou inflamação intensa.
 
Se você tiver rigidez, travamento, dormência ou dor em uma articulação do dedo, ou se não puder endireitar ou dobrar um dedo, marque uma consulta com um cirurgião da mão.
Causas
 
Os tendões são cordões fibrosos que ligam o músculo ao osso. Cada tendão é cercado por uma bainha protetora. O dedo gatilho ocorre quando a bainha do tendão do dedo afetado fica irritada e inflamada. Isso interfere no movimento de deslizamento normal do tendão através da bainha.
 
A irritação prolongada da bainha do tendão pode produzir cicatrizes, espessamento e formação de inchaços (nódulos) no tendão que impedem ainda mais o movimento do tendão.
 
Fatores de risco
 
Os fatores que colocam você em risco de desenvolver o dedo no gatilho incluem:
 
- Aperto repetido. Ocupações e hobbies que envolvem o uso repetitivo das mãos e “agarre” prolongado podem aumentar o risco de dedo no gatilho.
- Certos problemas de saúde. Pessoas que têm diabetes ou artrite reumatóide têm maior risco de desenvolver dedo no gatilho.
- Seu sexo, o dedo no gatilho é mais comum em mulheres.
- Cirurgia da síndrome do túnel do carpo. O dedo em gatilho pode ser uma complicação associada à cirurgia para a cirurgia da síndrome do túnel do carpo, especialmente durante os primeiros seis meses após a cirurgia.
 
Diagnóstico
 
O diagnóstico é baseado na avaliação clínica por um cirurgião da mão e alguns exames podem auxiliar na documentação da patologia como ultrassonografia e radiografias para descartar patologias associadas.
 
Tratamento
 
O tratamento depende da gravidade da doença, tempo de evolução e perfil do paciente. Inicialmente o tratamento é clínico com uso de medicações anti-inflamatórias, reabilitação e medidas comportamentais como uso de ortese. Após tentativa de tratamento conservador sem sucesso indicamos a liberação cirúrgica, neste procedimento realizamos a liberação da polia A1 (demonstrado na figura), o que proporciona liberação completa do tendão.
Existem as algumas exceções que podem indicar cirurgia desde o início do acompanhamento como o dedo em gatilho irredutível. Consulte um cirurgião da mão para saber mais.