Área do Paciente

Orientações para o pré-operatório

1) Realizar exames pré-operatórios conforme solicitados.

2) Autorizar cirurgia. Após a autorização da cirurgia, entrar em contato com as secretárias.

3) Jejum de 8 horas antes da cirurgia marcada. Não se alimentar ou beber água nesse período.

4) Comparecer ao hospital no horário informado, geralmente 2 horas antes da cirurgia.

5) Antes de internar,informe se estiver com qualquer infecção, seja um resfriado ou qualquer infecção respiratória, urinária ou de pele;

6) Em caso de uso regular de medicação, esta deve ser tomada normalmente com uma pequena dose de água, exceto se o médico suspender no pré-operatório.

7) Manter medicamentos anti-hipertensivos e medicamentos para doenças da tireóide. Evitar complementos vitamínicos, Gingko Biloba ou chás;

8) Suspender medicamentos para diabetes no dia da cirurgia.

9) Sempre informar o médico sobre tratamento de doenças prévias, uso de medicação crônica (principalmente uso de anticoagulantes, antiagregantes plaquetários ou anti-inflamatórios).

10) Levar todos os seus examespara o hospital mesmo que o médico já tenha visto (Radiografia ou Raio-X, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Eletroneuromiografia e exames laboratoriais).

11) Sempre leve um acompanhante para cirurgia.

Orientações para o pós-operatório

1) Abrir e fechar os dedos da mão constantemente, evitando movimentar o dedo que foi operado.

2) 0 primeiro curativo deve ser trocado apenas pelo médico, no consultório ou hospital.

3) Na hora de dormir: manter a mão elevada com travesseiros (para manter acima da linha do corpo de forma confortável).

4) Não molhar o curativo (usar sacos plásticos para proteger na hora do banho).

5) Usar medicações conforme prescrição medica.

6) Não usar a tipóia o tempo todo. Mobilizar o ombro e manter a mão sempre elevada quando possível.

7) Se precisar lavar a ferida, o fazer com água corrente e deixar a ferida seca. Não usar nenhum tipo de sabão, detergente, pomada ou qualquer outra substancia. Não deixar a ferida úmida.

8) Uso de tala conforme a orientação medica.