Skip directly to content

Reimplante

31/10/2019
O reimplante se refere a recolocação cirúrgica de uma parte do corpo (como um dedo da mão) que foi completamente cortada do corpo. O objetivo da cirurgia de reimplante é reconectar e restaurar a função ao máximo possível da parte lesada.
 
Em algns casos o reimplante de uma parte do corpo perdida não é possível porque a parte está muito danificada. Se a parte perdida não puder ser recolocada, o paciente poderá ter que usar uma prótese, um dispositivo que substitua a parte do membro lesada. O uso da prótese pode dar a uma pessoa sem mãos ou braços a capacidade de faer algumas funções do dia a dia.
 
O reimplante é geralmente recomendado quando a parte reimplantada apresenta perspectiva de funcionar pelo menos tão bem quanto uma prótese. Por exemplo, um cirurgião não recolocaria uma mão perdida, sabendo que ela não funcionaria, seria dolorosa ou atrapalharia as atividades diárias do paciente.
 
Antes da cirurgia, o médico explicará o procedimento e quanta função provavelmente retornará após o reimplante. O paciente ou membro da família deve decidir se a retomada do uso da parte do corpo justifica a operação longa e difícil, o tempo no hospital e os meses ou anos de reabilitação.
 
O que fazer quando ocorre o acidente?
É recomendado que o parte amputada seja colocada em um recipiente com solução fisiológica e esse recipiente seja resfraido com gelo, não deve ser colocado o membro em contato direito com o gelo ou congelar o membro. O local da lesão deve ser limpo e protegido com curativo compressivo limpo, evite uso de torniquetes. Após esse procedimentos procure com urgência um serviço que possa oferecer atendimento com cirurgião da mão capacitado para avaliar o caso e se é possivel proceder com o reimplante.
 
Procedimento
Existem várias etapas no processo de reimplante. Primeiro, o tecido danificado é cuidadosamente removido. Em seguida, as extremidades dos ossos são preparadas antes de serem recolocadas, isso facilita a reconstrução dos tecidos moles de ambos os lados da ferida.
 
Tendões, nervos, artérias e veias são reparados. Os nervos, tendões e articulações descobertos podem ser cobertos por uma transferência de tecido livre, onde um retalho de tecido é removido de outra parte do corpo, junto com suas artérias e veias. Finalmente, áreas sem pele são cobertas com a pele que foi retirada de outras áreas do corpo.
 
Recuperação
A recuperação do uso depende da regeneração de dois tipos de nervos: nervos sensoriais e motores. Os nervos sensoriais transmitem mensagens ao cérebro de diferentes partes do corpo para sinalizar dor, pressão e temperatura. Os nervos motores transportam mensagens do cérebro para os músculos para fazer o corpo se mover.
 
Os nervos crescem cerca de um milimetro por mês, e esse fato ajuda os médicos a estimarem a duração da recuperação. Por exemplo, em uma lesão na ponta do dedo, o número de polegadas da lesão até a ponta do dedo fornece uma estimativa do número mínimo de meses após os quais o paciente pode começar a sentir algo com a ponta do dedo.
 
 
 
Fisioterapia e Reabilitação
A cura completa da lesão e das feridas cirúrgicas é apenas o começo de um longo processo de reabilitação. Fisioterapia e órtese temporária são importantes para o processo de recuperação.
 
As talas são usadas desde o início para proteger os tendões recém-reparados e para permitir que o paciente mova o membro reimplantado. Os exercícios de fisioterapia são usados para impedir que as articulações fiquem rígidas, manter os músculos em movimento e minimizar a formação de tecido cicatricial.
 
Mesmo após uma recuperação completa, os pacientes de reimplante podem achar que não podem fazer tudo o que desejam ou faziam antes da lesão e da cirurgia. Os dispositivos feitos sob medida ajudam muitos pacientes a realizar atividades ou hobbies especiais. Um cirurgião da mão ou terapeuta pode fornecer mais informações sobre esses dispositivos.
 
Muitos pacientes de replantação são capazes de retornar aos empregos que tinham antes da lesão. Quando isso não for possível, os pacientes podem procurar assistência na seleção de um novo tipo de trabalho