Tenossinovite de DeQuervain

11/02/2020

A tenossinovitede DeQuervain ocorre quando os tendões ao redor da base do polegar estão irritados ou contraídos. A palavra "tenossinovite" refere-se a um inchaço dos tendões. O inchaço dos tendões e da bainha do tendão podem causar dor e aumento da sensibilidade local ao longo da face radial do punho. Isso é particularmente perceptível ao fechar a mão, agarrar algo ou ao girar o punho.

Anatomia
Dois dos principais tendões do polegar passam por um túnel (série de polias) localizado no lado do polegar do punho. Os tendões são estruturas semelhantes a cordas que ligam o músculo ao osso e são cobertos por uma fina camada de tecido mole e escorregadia, chamada sinóvia. Essa camada permite que os tendões deslizem facilmente através de um túnel fibroso chamado bainha.

Qualquer inchaço dos tendões e / ou espessamento da bainha resulta em aumento da fricção e dor com certos movimentos do polegar e punho.

A tenossinovite de DeQuervain pode ser causada por uso excessivo e também está associado à gravidez e à doença reumática. É mais comum em mulheres de meia idade.

Sintomas e Sinais de tenossinovite de DeQuervain:

A dor pode ser sentida no lado do polegar do punho, sendo este o principal sintoma. A dor pode aparecer gradualmente ou de início agudo. A dor é sentida no punho e pode irradiar para o antebraço. O quadro doloroso piora quando a mão e o polegar estão em uso. Isto é especialmente verdade quando se segura com força objetos ou realize movimento de rotação.
Inchaço pode ser visto sobre o lado do polegar do punho e pode acompanhar um cisto cheio de líquido nessa região.
Uma sensação de "prender" ou "estalar" pode ser percebida ao mover o polegar, assim como a dor e o inchaço podem dificultar o movimento do polegar e punho.

Exame médico
Para determinar se você tem ou não tenossinovite de DeQuervain, seu médico pode solicitar que você faça o teste de Finkelstein colocando o polegar contra a mão, fechando o punho com os dedos sobre o polegar e dobrando o punho em direção ao dedinho.

Se você apresenta a doença, esse teste é bastante doloroso, causando dor no tendão no lado do polegar do punho.

O objetivo no tratamento da tenossinovite de Quervain é aliviar a dor causada pela irritação e edema local.

Tratamento Não Cirúrgico
Imobilizaçoes podem ser usadas para poupar o polegar e o punho.
Medicação anti-inflamatória (AINEs), podem ser tomados por via oral e infiltrações com corticoide e anestésico local no compartimento do tendão podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor.
Evitar atividades que causam dor e inchaço permite que os sintomas desapareçam por conta própria.

Corticosteróides. A injeção de corticosteróides na bainha do tendão pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor, sendo este um procedimento com bons resultados no tratamento da doença.

Tratamento cirúrgico
A cirurgia pode ser recomendada se os sintomas forem graves ou não melhorarem. O objetivo da cirurgia é abrir o compartimento do polegar (cobertura) para dar mais espaço aos tendões inflamados.

Independentemente do tratamento, o uso normal da mão geralmente pode ser retomado quando o conforto e a força retornarem. Procure um cirurgião da mão para uma avaliação e indicação das melhores opções de tratamento para seu caso.