Skip directly to content

Lesões do plexo braquial

31/10/2019
O plexo braquial é um feixe de nervos conectados na região do pescoço e da medula espinhal envia ramos para os ombros, braços e mãos. Este grupo de nervos é chamado de plexo braquial. Estes nervos controlam os movimentos dos punhos, mãos e braços, permitindo que você levante o braço, digite no teclado ou jogue uma bola de beisebol.
 
Os nervos do plexo braquial podem exercer função motora ou sensitiva. Por exemplo, eles permitem que você saiba que a panela que você acabou de agarrar com a mão é muito quente para segurar.
 
Alesão do plexo braquial pode ocorrer de maneiras diferentes: pressão, estiramento ou ferimento direito. As lesões podem ocorrer em adultos por trauma ou em crianças durante o nascimento (paralisia obstétrica).
 
Fatos sobre os ferimentos do plexo braquial
 
Os ferimentos do plexo braquial eliminam toda ou parte da comunicação entre a medula espinal e o braço, o punho, e a mão. Muitas vezes, as lesões do plexo braquial também resultam na perda total da sensibilidade na área afetada.
 
A severidade de uma lesão do plexo braquial varia. Em algumas pessoas, função e sensibilidade podem retornar parcialmente, enquanto outros podem persistir com o déficit ao longo da vida gerando incapacidade funcional, dor crônica e outras sequelas.
 
 
Sintomas
 
Os sintomas dependem de onde ao longo do comprimento do plexo braquial as lesões ocorrem e quão grave elas são.
 
Estes são sintomas comuns de lesões do plexo braquial:
 
Ausência de sensibilidade na mão ou no braço
 
Incapacidade de controlar ou mover o braço, punho ou a mão
 
Um braço pendente sem função motora ou sensitiva
 
Dor crônica de forte intensidade no membro afetado
 
Tipos de lesões do plexo braquial
 
Os ferimentos do plexo braquial são categorizados de acordo com o tipo de lesãodos nervos:
 
Avulsão - A raiz do nervo é completamente separada da medula espinhal (o tipo mais grave).
 
Neuropraxia - Os nervos são esticados (o tipo menos grave).
 
Ruptura - Parte do nervo está realmente rasgado.
 
Neuroma –lesão cicatricial no nervo após a ruptura
 
Paralisia obstétrica — quando o plexo braquial é esticado durante o parto para nascimento da crinça
 
 
 
Diagnóstico
 
Baseado no exame físico para avaliação da função motora e sensitiva e avaliar a presença de lesão do plexo braquial e a função para ajudar a diagnosticar uma lesão do plexo braquial.
 
 
Estes são outros testes diagnósticos usados frequentemente:
 
• Testes de imagem, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada (TC)
 
• Testes para determinar a função nervosa e a atividade elétrica, incluindo um estudo de condução nervosa e eletroneuromiografia
 
• Raio X da área do pescoço e do ombro
 
 
Tratamento 
 
Algumas lesões do plexo braquial necessitam de cirurgia para reparar os danos e, dependendo da lesão, as cirurgias precisam ser indicadas precocemente para exploração. Os procedimentos cirúrgicos para tratamento dependem de vários fatores para serrem indicados como: tipo de lesão, nível da lesão, tempo decorrido da lesão entre outros. Consulte um cirurgião da mão para avaliação individualizada do seu caso. 
Fisioterapia e Terapia de Mão podem ajudar a restaurar a função dos braços e mãos e melhorar a amplitude de movimento e flexibilidade em músculos rígidos e articulações.
As lesões do plexo braquial nem sempre precisam de intervenção para tratamento, apenas acompanhamento. Algumas pessoas, particularmente bebês com uma lesão no parto do plexo braquial, se recuperam sem qualquer tratamento, mas pode demorar até vários meses para que a lesão cicatrize. Determinados exercícios podem ajudar com a cura e a função.
 
Complicações
 
Para lesões graves do plexo braquial, o tratamento cirúrgico imediato pode ser necessário para tentar recuperar a função. Sem ele, você pode ter uma incapacidade permanente e ser incapaz de usar o seu braço ou mão.
Quando o paciente apresenta um ferimento do plexo braquial tendo por resultado déficit de sensibilidade ou motor, é preciso tomar o cuidado especial ao manusear objetos quentes, as lâminas de barbear, as facas, ou os outros objetos que poderiam causar ferimentos. Uma lesão do plexo braquial pode mantê-lo sem sentir qualquer outra lesão na área afetada, o que pode alterar a percepção.