DOENÇA DE DUPUYTREN

01/07/2020

A doença forma um tecido sob a pele - eventualmente criando uma corda espessa que pode puxar um ou mais dedos para uma posição fletida.

Os dedos afetados não podem ser completamente esticados, o que pode complicar as atividades diárias, como colocar as mãos nos bolsos, calçar luvas ou apertar as mãos.

Sinais e Sintomas
A doença geralmente progride lentamente, ao longo de anos, geralmente começa como um espessamento da pele na palma da sua mão. À medida que progride, a pele da palma da mão pode parecer enrugada ou com nodulações. Um caroço firme de tecido pode se formar na palma da mão. Esse nódulo pode ser sensível ao toque, mas geralmente não é doloroso.

Nos estágios posteriores da contratura de Dupuytren, cordões de tecido se formam sob a pele da palma da mão e podem se estender até os dedos. À medida que esses cabos se encurtam, os dedos são puxados em direção à palma da mão, às vezes severamente.

Os dois dedos mais afastados do polegar são os mais afetados, embora o dedo médio também possa estar envolvido. Apenas raramente o polegar e o indicador são afetados. A contratura de Dupuytren pode ocorrer nas duas mãos, embora uma mão seja geralmente afetada mais severamente.

Ainda não é conhecida a causa exata da doença, não há evidências de que lesões nas mãos ou ocupações que envolvam vibrações nas mãos causem a condição.

Acredita-se que vários fatores aumentem o risco da doença, incluindo:

Idade: A contratura de Dupuytren ocorre mais comumente após os 40 anos de idade.
Sexo: É mais provável que os homens desenvolvam Dupuytren e tenham contraturas mais severas do que as mulheres.
Descendência: Pessoas de ascendência do norte da Europa correm maior risco de contrair a doença.
Histórico familiar: A contratura de Dupuytren costuma ocorrer em famílias.
Uso de tabaco e álcool: O tabagismo está associado a um risco aumentado de contratura de Dupuytren, talvez por causa de alterações microscópicas nos vasos sanguíneos causadas pelo fumo. A ingestão de álcool também está associada à Dupuytren.
Diabetes: Pessoas com diabetes são relatadas como tendo um risco aumentado de contratura de Dupuytren.
Uso medicações: está associado ao uso de medicações para epilepsia.

Diagnóstico
O diagnóstico geralmente é clínico, baseado na avaliação médica da lesão, história clínica e presença de fatores de risco. Podem ser solicitados alguns exames para excluir outras causas, mas estes ficam a critério do médico assistente do caso.

O cirurgião da mão que está acompanhando seu caso criará um plano de assistência para você baseado em: idade do paciente, gravidade da lesão, se é esperado que sua doença piore e o que o paciente pretende fazer.

Não há cura para a contratura de Dupuytren. A condição não é grave. Muitas pessoas não recebem tratamento. Mas o tratamento para a contratura de Dupuytren pode retardar a doença ou ajudar a aliviar seus sintomas.
Os tratamentos para a contratura de Dupuytren podem incluir:

Cirurgia: Este é o tratamento mais frequentemente usado para casos avançados, visto que quando realizado na fase inicial da doença pode piorar a evolução. O momento ideal para a realização do procedimento precisa ser avaliado pelo cirurgião da mão, geralmente indicamos quando o paciente não consegue mais espalmar a mão sobre a mesa. Durante a cirurgia de contratura de Dupuytren, o cirurgião faz um corte (incisão) na mão e retira o tecido espessado. Isso pode melhorar a mobilidade dos seus dedos. Algumas pessoas apresentam recidiva da contratura e podem precisar de cirurgia novamente.
Existem algumas alternativas para o tratamento mas são pouco utilizadas no Brasil como: Injeção de esteroide, Radioterapia eInjeção de enzima.
Outra opção de tratamento disponível é aponeurotomia com agulha, ste é outro procedimento mais novo e menos invasivo. O medicamento é injetado na área para anestesiar a mão. O cirurgião usa uma agulha para dividir o tecido doente. Nenhuma incisão é feita. Geralmente é indicado para paciente com alto risco para a realização da cirurgia convencional.

Complicações

A contratura de Dupuytren pode dificultar a execução de certas funções com a mão. Como o polegar e o indicador não costumam ser afetados, muitas pessoas não têm muitos inconvenientes ou deficiências em atividades motoras finas, como a escrita. Mas, à medida que a contratura de Dupuytren progride, ela pode limitar sua capacidade de abrir totalmente sua mão, agarrar objetos grandes ou colocá-la em locais estreitos (bolso da calça). Procure um cirurgião da mão para avaliar seu caso e definir qual a melhor conduta.

Referências:

Fonte: https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/sorridente-cowboy-que-perdeu-pernas-e-braco-tem-alta-apos-102-dias