Cistos Sinoviais Ou Gânglions

19/05/2020

Os cistos sinoviais ou gânglions são nódulos muito comuns na mão e punho que ocorrem adjacentes às articulações e tendões. Os locais mais comuns são a parte dorsal do punho (veja a Figura 1), a base do dedo na palma e ao redor do dorso da articulação da ponta do dedo (veja a Figura 2). O cisto se assemelha a um balão de água em uma haste (ver Figura 3) e é preenchido com fluidosinovial ou gel transparente.

A causa dos cistos é desconhecida, embora possam ocorrer na presença de atrito das articulações ou dos tendões por alterações mecânicas. Eles ocorrem em pacientes de todas as idades.
Os cistos podem mudar de tamanho ou mesmo desaparecerem completamente, e eles podem ou não ser dolorosos. Não são cancerígenos e não se espalharão para outras áreas, apesar de algumas pessoas terem cistos em vários locais.

Diagnóstico
O diagnóstico geralmente é baseado na localização do nódulo e na sua aparência. Eles geralmente são ovais ou redondos e podem ser macios ou firmes. Os cistos palmares na base do dedo são muito firmes, como nódulos do tamanho de uma ervilha que são sentidos à pressão, como quando se agarra um objeto. A luz passa através desses nódulos (translucência), e isso ajuda no diagnóstico. O médico pode solicitar raios-X para procurar alterações nas articulações adjacentes, ultrassonografia de punho e ressonância de punho para avaliação de possível lesão ligamentar associada. Os cistos na artrose da articulação distal do dedo têm um esporão ósseo associado, a pele subjacente torna-se fina, e pode ocorrer um sulco longitudinal na unha.

Inicialmente o tratamento não é cirúrgico. Na maioria dos casos, os cistos são simplesmente observados, principalmente se não são dolorosos, pois frequentemente desaparecem espontaneamente. Estão disponíveis vários tratamentos se o cisto for doloroso, limitar as atividades ou se for, de alguma forma, intolerável. O uso de tala e medicação anti-inflamatória pode ser prescrito para diminuir a dor associada às atividades. Pode-se remover o líquido e descomprimir o cisto através de uma punção e infiltração local. Isso requer colocar uma agulha no cisto, o que pode ser feito no consultório. A aspiração é um procedimento muito simples, mas a recidiva do cisto é comum e não fazemos de rotina. Se as opções não cirúrgicas não aliviarem os sintomas ou se o cisto voltar, alternativas cirúrgicas estão disponíveis. A cirurgia envolve a remoção do cisto juntamente com uma porção da cápsula articular ou bainha do tendão (ver Figura 3). No caso de cistos sinoviais do punho, tanto as técnicas tradicionais abertas como as artroscópicas produzem bons resultados, sendo as recidivas nas cirurgias artroscópicas menos comuns. O tratamento cirúrgico geralmente é bem sucedido, embora os cistos possam voltar em alguns casos. Se houver alguma dúvida sobre o diagnóstico, a biópsia excisional com exame histopatológico definirá o que é a massa. O cirurgião da mão discutirá as melhores opções de tratamento para você.

Fonte: https://www.assh.org/handcare/condition/cistos-sinoviais-ou-g%C3%A2nglions