Skip directly to content

Ortopedia – Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Área

27/08/2019

Envolvendo ossos, músculos, ligamentos, nervos, tendões e articulações. 

Se você pensa em seguir a carreira de ortopedista, saiba que é preciso investir bastante tempo e dedicação. São pelo menos 9 anos de estudos para obter o Título de Especialista e Ortopedia e Traumatologia (TEOT) e começar a exercer a profissão regularmente.

Todo esse esforço vale muito a pena!

Existem, no Brasil, pouco mais de 13 mil profissionais especializados nessa área, o que está longe de atender à demanda do País, principalmente em áreas mais remotas. Há, portanto, um enorme mercado a explorar, principalmente fora da região Sudeste, que concentra a maior parte dos ortopedistas brasileiros.

O que faz um ortopedista?

O ortopedista pode trabalhar em clínicas, consultórios, hospitais e unidades de saúde públicas e privadas. Pode atuar como autônomo, gerindo seu próprio consultório ou clínica, ou fazer parte de equipes médicas em clubes e associações esportivas.

O cotidiano desse profissional envolve atividades como:

Realizar consultas e coletar dados importantes sobre o paciente

Diagnosticar o problema levado pelo paciente

Solicitar exames

Elaborar tratamentos

Indicar equipe de fisioterapia

Prescrever medicamentos

Acompanhar a recuperação do paciente.

Realizar cirurgias

O ortopedista pode atender pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Pode, ainda, especializar-se ainda mais, escolhendo tratar apenas de problemas de coluna, joelho, mãos, etc.

Cenário da Ortopedia no Brasil

De acordo com a mais recente pesquisa de Demografia Médica no Brasil, desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), o País tem hoje 13.147 ortopedistas registrados.

Isso faz com que o Brasil tenha 6,54 ortopedistas por 100 mil habitantes. A distribuição, no entanto, é bastante irregular. Os estados com a maior quantidade de especialistas são: São Paulo, com 3.819 profissionais registrados, seguido de Minas Gerais (1.419) e Rio de Janeiro (1.417). Do outro lado do espectro, temos três estados do Norte com a menor quantidade de ortopedistas: Roraima (18), Amapá (26) e Acre (29).

A distribuição entre os gêneros também é desigual: 96% dos ortopedistas são homens.

Em número de profissionais, a Ortopedia responde por 4% de todas as especialidades médicas reconhecidas no Brasil e muitos ortopedistas acumulam mais de uma especialização. Dentre elas, as mais populares são, por número de profissionais:

Medicina do Trabalho: 499
Cirurgia da Mão: 496
Cirurgia Geral : 391

O que é preciso fazer para se tornar ortopedista?

A Ortopedia, como qualquer especialização da área médica, requer muitos anos de investimento e dedicação aos estudos.

O primeiro passo para ingressar na carreira é fazer o curso de Medicina, que dura 6 anos e dá ao diplomado o título de Clínico Geral. Quem se forma precisa ainda levar seu diploma (obtido em curso reconhecido pelo Ministério da Educação) ao Conselho Regional de Medicina (CRM) de seu estado para obter o registro profissional, caso queira clinicar.

Para obter o Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia, ou TEOT, como é conhecido, é obrigatório passar por um programa de residência médica em Ortopedia e Traumatologia. Durante três anos, o médico vai aprofundar seus conhecimentos em Anatomia, Fisiologia, Fisiopatologia e tudo o que envolve o aparelho locomotor.

Além de aulas teóricas, seminários e estudos dirigidos, o residente vai desenvolver uma série de atividades práticas, sob a supervisão de Ortopedistas titulados, em locais como:

Prontos Socorros

Enfermarias

Ambulatórios

Centros Cirúrgicos

Oficinas de Próteses e Órteses

Setores de Fisioterapia e Reabilitação Funcional

Ao final do período, para obter o TEOT, é preciso ainda passar no exame da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. A prova dura geralmente dois dias e é composta de:

Exame escrito: 100 questões de múltipla escolha, com duração de três horas e meia.

Exame oral: durante duas horas, o candidato é avaliado por uma banca de dois examinadores e precisa analisar situações clínicas.

Exame físico: dura meia hora e tem cinco situações que o candidato precisa examinar em voluntários que atuam como pacientes.

Exame de habilidades cirúrgicas: apresenta cinco situações práticas nas quais o candidato precisa demonstrar técnica cirúrgica. Dura meia hora e é realizado com modelos artificiais de ossos e ligamentos.

 

Fonte:

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/ortopedia/